quinta-feira, 14 de junho de 2012

1º Seminário Baiano de Solos

Nos dias 12 a 14 de julho acontecerá na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) o "1º Seminário Baiano de Solos: Agregando saberes". As inscrições para o seminário já começaram e vão até o dia 11 de julho. O valor corresponde a R$ 10,00 para estudante e R$ 20,00 para profissionais. O seminário terá 4 mesas redondas e 8 mini-cursos.

Confira a apresentação do evento e os objetivos:
O estudo do solo é um tema que apresenta natureza multidisciplinar, utilizando conhecimentos da geologia, da física, da química, da biologia, da hidrologia, da climatologia e até das ciências sociais, uma vez que, identificar e entender as formas de uso da terra, a relação homem x espaço geográfico e as inter-relações destes com à sócio-economia perpassam pelo viés sociológico.
Assim entendido, o solo se constitui em elemento de encontro de diferentes, integrando e estimulando o conhecimento e a ação na superação de problemas vivenciados por estudantes de graduação, de docentes e pesquisadores do ensino superior.
Sensível a isso, o PET Solos e o Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais da UESC (DCAA), por meio do UESC Rural, estão organizando o 1º Seminário Baiano de Solos: agregando saberes. O seminário tem como objetivo promover um debate sobre o tema solos como agregador de saberes, instigando discussões em torno das questões: solo, como aprender e apreender? Solo, como utilizar? Solo, para que serve?. Durante o evento ocorrerão mesas-redondas e mini-cursos que tratam de técnicas, teorias e métodos aplicados as geociências.
Os objetivos são:
Discutir as contribuições da ciência do solo para a formação, prática docente e profissionalização dos alunos do Curso de licenciatura e bacharelado em Geografia e Biologia, bem como para a Engenharia Agronômica e Engenharia Civil da Universidade Estadual de Santa Cruz e outras instituições de ensino superior da Bahia, frente ao avanço tecnológico, os problemas ambientais e educacionais, bem como suas conseqüências para a sociedade.
Criar espaços para apresentação, divulgação e publicação de trabalhos de acadêmicos e docentes (resumos expandidos) nos Espaços de Diálogos e nos Anais do evento.
Possibilitar o envolvimento de profissionais, estudantes de Geografia, Agronomia, Engenharia Civil e Biologia da UESC e demais Instituições de Ensino Superior da Bahia.

*Para maiores informações, acesse o site do evento

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários necessitam de aprovação!

- Sugestões, críticas e/ou elogios escreva para: geografandoemfoco@gmail.com
- Siga no Twitter: @GeoemFOCO ou @Italocvs