sábado, 28 de abril de 2012

Seca na Bahia

Nessa postagem pretendo falar um pouco mais específico para a região onde vivo.

Vitória da Conquista. A 3ª maior cidade da Bahia passa por um momento crítico. A falta de chuva na região  faz com que a população fique em alerta. 
Um dos problemas que a população enfrenta atualmente é o racionamento da água potável. As barragens para a captação de água para o município dão uma visão de surpresa e susto, como afirma o vereador do município de Barra do Choça, Jorge Amorim em visita as barragens de Água Fria I e Água Fria II. Os membros da comissão que visitou as barragens ficaram "surpresos e assustados" ao verem a Barragem completamente vazia, principalmente de Água Fria I.
"A situação é preocupante e aqueles municípios abastecidos com a água da Barragem de Água Fria II, se não chover nos próximos dias, algumas medidas mais drásticas deverão ser tomadas, a fim de economizar o precioso líquido" afirmou o vereador. 

Uma das medidas mais drásticas tomada pelo governo, através do secretário estadual de meio ambiente, foi a suspensão da água para a irrigação. “A previsão é de que não deve chover nesta região nos próximos 90 dias. Neste momento, o consumo em Vitória da Conquista é superior ao volume de água que chega na barragem” afirmou o secretário.

Além de todo o problema enfrentando pelo racionamento de água, contamos ainda com o desperdício de água por moradores que ainda não se deram conta da gravidade enfrentada pela região.

O clima seco favorece ainda para o agravamento de problemas respiratórios e incêndios em matas. 

Uma boa notícia foi divulgada pela Prefeitura da autorização do Governo Federal para a realização de estudo detalhado que demonstre a viabilidade da construção de outra barragem. A construção da Barragem do Rio Pardo permitirá a Vitória da Conquista uma maior autonomia no abastecimento de água. A barragem deverá ter uma vazão de água de aproximadamente 11 mil metros cúbicos por segundo. Quando construída, beneficiará não apenas Vitória da Conquista, mas também boa parte dos 39 municípios que compõem a região Sudoeste.

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários necessitam de aprovação!

- Sugestões, críticas e/ou elogios escreva para: geografandoemfoco@gmail.com
- Siga no Twitter: @GeoemFOCO ou @Italocvs