segunda-feira, 16 de abril de 2012

Rio 92 a Rio +20

Em junho deste ano, ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a chamada Rio +20 que ocorre exatamente 20 anos depois da conhecida Eco 92 ou Rio 92. Para poder falar um pouco sobre a Rio +20 temos por obrigação voltar um pouco ao passado e conhecer um pouco mais da Eco 92.

- Eco 92
Logotipo Rio 92 / Eco 92
A Eco 92 foi um grande evento de debate sobre desenvolvimento sustentável que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro em junho de 1992. Foi o segundo evento sobre o tema (em 1972, ocorreu a primeira em Estocolmo/Suécia). Diferente da conferência de 1972, a Rio 92 teve um caráter especial, pois, contava com a presença de inúmeros chefes de estado. Para poder ter uma ideia da importância do evento, o então presidente Collor transferiu, temporariamente, a capital federal para o Rio de Janeiro e assim, as forças armadas foram deslocadas para o Rio tendo como responsabilidade a segurança do evento. 
A presença de diversas ONGs fez com que, paralelamente, ocorresse o Fórum Global em que foi aprovado a "Carta da Terra"
Um dos resultados mais significativos que a Eco 92 possibilitou foi a assinatura da "Agenda 21". Um acordo estabelecido entre 179 países. A Agenda 21 é um documento estratégico, visando fomentar em escala planetária um novo modelo de desenvolvimento que modifique os padrões de consumo. 
Além de todos esses resultados, durante a Rio 92 foram aprovadas duas conferências: uma sobre biodiversidade e a outra sobre mudanças climáticas. Podemos dizer que outro resultado da Eco 92 e suas conferências sore mudanças climáticas, foi a assinatura do Protocolo de Kyoto em 1997. 

Logotipo Joanesburgo 2002
'Rio +10'
- Rio +10
Foi uma conferência das Nações Unidas ocorrida em Joanesburgo na África do Sul. Entre os dias 26 de agosto e 04 de setembro de 2002 a Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável ficou mais conhecida como Rio +10 por ocorrer 10 anos depois da Eco 92. A escassez de água potável, o desmatamento, o saneamento, a produtividade agrícola, a biodiversidade, erradicação da pobreza, consumo e a saúde foram alguns dos temas tratados na Rio +10.

- Rio +20
Logotipo Rio +20
Seguindo a lógica da Rio +10, de 13 a 22 de junho deste ano, ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável que ficou mais conhecida como Rio +20 por marcar exatamente 20 anos depois da Eco 92. A Rio +20 deverá contribuir para a definição da agenda de desenvolvimento sustentável para as próximas décadas. O objetivo da conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável. A Conferência se desenvolverá em dois temas principais: "A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza" e "A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável".
A Rio +20 será composta de 3 momentos: de 13 a 15 de junho - III Reunião do Comitê Preparatório; de 16 a 19 de junho - serão programados eventos com a sociedade civil; de 20 a 22 de junho - ocorrerá o segmento de alto nível da conferência onde é esperada a presença de diversos chefes de Estado e de Governo dos países-membros das Nações Unidas.

Comentário:
O que devemos esperar dessa nova conferência? Infelizmente a sociedade mundial, por meio de seus governantes, provou a incapacidade de ter desenvolvimento sustentável. Não podemos incluir todos os países e seus governantes. Sim, muitos países se prontificaram a melhorar a vida e o desenvolvimento no planeta criando a forma de crescimento com respeito ao meio-ambiente e à biodiversidade, o que chamamos de desenvolvimento sustentável. É necessário que tais governantes, que não se importam muito com o desenvolvimento sustentável, se coloquem a favor da sustentabilidade, pois, temos aí mais uma oportunidade de melhorar o planeta em que vivemos.
Também é necessário que a população cobre dos representantes governamentais. Questione, posicione-se, exerça seu direito de querer o desenvolvimento com respeito ao meio-ambiente.


*Sugestão de tema enviada por Rafaela Souza via facebook
*Com informações do Brasil Escola, Sec. Meio Ambiente de SP, UOL Educação, Folha Online, Rio +20

1 comentários:

Todos os comentários necessitam de aprovação!

- Sugestões, críticas e/ou elogios escreva para: geografandoemfoco@gmail.com
- Siga no Twitter: @GeoemFOCO ou @Italocvs