sábado, 31 de março de 2012

III Encontro Nacional de História do Pensamento Geográfico

Ano movimentado para os geógrafos
Em novembro, mais precisamente nos dias 5 a 10, ocorrerá no Rio de Janeiro o III Encontro Nacional de História do Pensamento Geográfico juntamente com o I Encontro Nacional de Geografia Histórica. 

Confira abaixo a apresentação do evento:
Há pouco mais de uma década, a reflexão acerca da história do saber geográfico adquiriu maior densidade acadêmica nos fóruns de discussão organizados por geógrafos, distanciando-se das perspectivas ensaístas e memorialistas até então vigentes. Um marco importante de tal mudança foi o I Encontro Nacional de História do Pensamento Geográfico, realizado em Rio Claro (1999), que, entre outros resultados, consolidou um Grupo de Trabalho dedicado ao tema e uma revista aparentemente única no gênero – Terra Brasilis, com seis volumes publicados entre 2000 e 2007.
O II Encontro Nacional de História do Pensamento Geográfico só iria ocorrer em 2009, devido ao intenso esforço editorial efetuado no período, o qual, no entanto, rendeu frutos valiosos ao estreitar laços com coletivos acadêmicos brasileiros e estrangeiros, constituídos por geógrafos e outros cientistas sociais. A realização do II Encontro em São Paulo verificou-se, assim, em outro patamar, expresso tanto na diversidade quanto na qualidade dos trabalhos apresentados, parte dos quais publicados em livro de referência na área.
Cabe destacar que, estrategicamente, o evento foi precedido e sucedido por dois colóquios ocorridos em Uberlândia (2008 e 2010), organizados com vistas a aproximar interesses de pesquisa e convergir agendas de trabalho.
Nessas condições, a realização de um novo evento de maior dimensão faz parte de um movimento articulado que vem sendo construído paulatinamente. Trata-se, agora, do III Encontro Nacional de História do Pensamento Geográfico e I Encontro Nacional de Geografia Histórica, denominação que se impôs em razão da crescente presença de trabalhos de Geografia Histórica nos últimos fóruns de discussão organizados – particularmente no II Encontro, que contou com um eixo temático dedicado a esta área de estudo.
Em vez de justapor meramente as duas áreas, o presente evento procura aproximá-las através de preocupações comuns de pesquisa, bem como enfocar algumas de suas questões específicas de conteúdo e metodologia.  Para tanto, vale-se de uma estrutura composta por mesas-redondas e grupos de trabalho – organizados de modo a atender aqueles objetivos –, além de duas conferências, confiadas a autores de referência nos campos da História do Pensamento Geográfico e da Geografia Histórica. Finalmente, o evento apresenta duas sessões especiais em homenagem ao Professor Mauricio Abreu – após a cerimônia de abertura e na atividade final, que reproduz o trabalho de campo no centro do Rio de Janeiro realizado costumeiramente pelo saudoso mestre.    

O evento conta com diversos eixos temáticos como: História da cartografia, História do Urbanismo, Matrizes do pensamento Geográfico e entre outras temáticas, como temas do I Encontro Nacional de Geografia Histórica: História das Cidades, História Ambiental, Geo-História, entre outros temas.

Para maiores informações, acesse o site do evento clicando aqui
*Com informações do site do evento

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários necessitam de aprovação!

- Sugestões, críticas e/ou elogios escreva para: geografandoemfoco@gmail.com
- Siga no Twitter: @GeoemFOCO ou @Italocvs