sábado, 5 de novembro de 2011

Que forma tem a Terra?


Como seria a Terra com a superfície perfeita? Sem as deformações causadas pelo tempo?

As formas da superfície da Terra sofrem mudanças ao longo de períodos de tempo geológicos devido ao efeito da erosão e da tectônica. 
"A forma do Planeta que habitamos, atualmente de compreensão um tanto óbvia, em função das imagens de satélites disponibilizadas em nosso dia-a-dia pelos meios de comunicação, foi motivo de violentas execuções num passado nem tão distante". (FITZ, 2000, p.13)
Terra com superfície plana com monstros e abismos no seu final, superfície esférica, muitas teorias até chegar na conclusão que a Terra não era um esfera perfeita e sim "achatada" nos polos, ou seja, a terra tinha a forma de uma elipsóide. "Outro termo para a forma da Terra comumente utilizado nos meios acadêmicos é o do geóide, a figura que mais se aproxima da verdadeira forma terrestre" (Idem, p. 16).


Seja como você preferir o formato que a Terra tenha, o importante é preservar. Afinal, a cada dia aumenta a poluição e a degradação da nossa casa é maior, e cada vez vai ficar mais difícil de conviver. #FicaaDica

2 comentários:

  1. O ser-humano destrói o seu próprio lar..Muito bom oq vc escreveu.. :)

    ResponderExcluir
  2. Valeu...
    É bom saber que as pessoas estão gostando do blog...

    e infelizmente o ser humano ainda não aprendeu a conviver sem degradar =/

    ResponderExcluir

Todos os comentários necessitam de aprovação!

- Sugestões, críticas e/ou elogios escreva para: geografandoemfoco@gmail.com
- Siga no Twitter: @GeoemFOCO ou @Italocvs