terça-feira, 22 de novembro de 2011

FIOL: Ferrovia de Integração?

Algo que seria bom (na teoria) para a população, na prática beneficia uma parcela da população brasileira.

A Ferrovia de Integração Oeste-Leste dinamizará o escoamento da produção do estado da Bahia e servirá de ligação dessa região com outros polos do país, por intermédio de conexão com a Ferrovia Norte-Sul. Incluída entre as prioridades do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a Ferrovia de Integração Oeste-Leste terá 1.527 km de extensão e envolverá investimentos estimados em R$ 7,43 bilhões até 2014.

Outdoor de divulgação da construção da FIOL
Como é lindo de ver as propagandas, principalmente do governo do Estado da Bahia, falando sobre a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL). Mas como tudo não são mar de rosas, todos concordam comigo de que todo o desenvolvimento tem um preço, certo? Só que, infelizmente, sempre o preço por esse desenvolvimento é alto e quem paga por isso? No caso da FIOL, são os pequenos proprietários de terra, agricultores de subsistência que pagam esse preço. 
Depois de desapropriados para a construção da Ferrovia onde esses pequenos produtores irão morar? Pessoas que construíram uma vida e que agora são massacrados por um projeto de "integração", que integração?

Assisti um vídeo que vale  apena conferir que é "Atingidos pela FIOL - Parte I" que retrata justamente esses pequenos proprietários, como tiveram suas terras demarcadas e como será quando chegar a construção da FIOL.

É bom deixar claro que não sou contra a construção da ferrovia, sou contra o modo como ela está sendo construída. Algo que seria bom (na teoria) para a população, na prática beneficia uma parcela da população brasileira. Os pequenos proprietários são prejudicados para dar lugar ao benefício para os grandes produtores que necessitam de um transporte mais barato para ter mais lucro. 

"Brasil, um país de todos"?; "Bahia, uma terra de todos nós"?     Nem de todos!



Referência de pesquisa:
VALEC - Engenharia, Construções e Ferrovias S.A.

1 comentários:

  1. Fora o que foi gasto de dinheiro, para ser feito esses autdoor... Milhões

    ResponderExcluir

Todos os comentários necessitam de aprovação!

- Sugestões, críticas e/ou elogios escreva para: geografandoemfoco@gmail.com
- Siga no Twitter: @GeoemFOCO ou @Italocvs