segunda-feira, 28 de novembro de 2011

A Dança dos Continentes

E a Terra já teve um supercontinente!!!


"A Terra é um planeta dinâmico. Se fosse fotografada do espaço a cada século, desde a sua formação até hoje, e estas fotos compusessem um filme, o que veríamos seria um planeta azul se contorcendo com os continentes ora se colidindo, ora se afastando entre si."

A América do Sul e do Norte já foram coladas com a África, a Europa e a Ásia já foram coladas com a América do Norte. Enfim, o planeta que conhecemos hoje já teve um supercontinente chamado de Pangea (Pan = todo; gea = terra). Na imagem cada cor representa fósseis de uma espécie (seja vegetal ou animal) que só é encontrada na região de destaque que reforça ainda mais a teoria do supercontinente.
Teoria chamada de Deriva Continental que começou com a teoria da Tectônica de Placas no século XX com o alemão Alfred Wegener que analisou o mapa-mundi e percebeu que as linhas continentais da América do Sul e da África se encaixavam como um quebra-cabeças gigante. "Apesar de não ter sido o primeiro de seu tempo a considerar a existência de movimentos horizontais entre os continentes, Wegener foi o primeiro a pesquisar seriamente a idéia da deriva continental e a influenciar outros pesquisadores."

Mas como imensos blocos de terra se moveriam de um lugar para outro? Todos nós sabemos que a Terra é dividida em placas tectônicas e essas placas estão em constante movimento. Umas placas se movimentam a 2cm por ano, outras a 6cm e outras ainda a 8cm por ano com uma força endógena que em determinados locais cria nova crosta terreste e em outros locais destroi a costra terreste.

Como podemos provar? O petróleo da costa brasileira é muito semelhante com o petróleo da costa oeste africana e sem contar que estruturas geológicas similares foram encontradas tanto na costa oeste da África quanto na costa leste da América do Sul. Fósseis também foram encontrados nas duas costas, fósseis estes que só foram encontrados nestes determinados locais. Mas não seria possível que estes animais pudessem atravessar o oceano a nado? Se pudessem porque eles não teriam se espalhado por outros continentes?


Referência de pesquisa e citações:
TEIXEIRA, TOLEDO, FAIRCHILD & TAIOLI. Decifrando a Terra. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.
PRESS, SIEVER, GROTZINGER & JORDAN. Para Entender a Terra. Porto Alegre: Bookman, 2008. 

2 comentários:

  1. Estou estudando para uma prova de 30 paginas e não consigo...Por isso tudo na minha cabeça...Esse site é muito bom...

    ResponderExcluir
  2. Eu também , vou fazer uma prova hoje , e por isso vim procurar esse site

    ResponderExcluir

Todos os comentários necessitam de aprovação!

- Sugestões, críticas e/ou elogios escreva para: geografandoemfoco@gmail.com
- Siga no Twitter: @GeoemFOCO ou @Italocvs