quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Geografia x Matemática: Porque uma não anula a outra?

Serio mesmo. Porque até na Geografia a Matemática me persegue???

Nunca gostei de matemática. Contas, matriz, log, funções e tantos outros assuntos me deixavam com tanta raiva dessa matéria.

Ai escolhendo o curso pra prestar vestibular, nunca fui pra área de exatas. Quando passei em Geografia, pensei: "Graças a Deus passei, que bom que me livrei da matemática". Doce ilusão o pensamento. Logo no I semestre o que me aparece? Estatística Geral. Poxa... acabou o curso. Pensar em usar calculadora científica? Achava que era só pra povo de contábeis.

Mas pense... tudo pode melhorar. Com a matemática não tem como melhorar (rsrs). Logo na primeira semana com estatística: Técnicas de somatório. Depois; distribuição de frequência, polígono de frequência,  histograma, gráficos... Ahhhh tanto assunto que me deixou doido. Pra completar, veio a tal da variância, desvio padrão, mediana, moda, média, um tal de sigma, que eu comecei a pensar: "Tava melhor la nas técnicas de somatório" (rsrs) e ainda tem um tal de permutação simples, arranjo, combinação, amostragem.
E descobri algo. Sou igual Calvin... Sou ateu em matemática!

Porém, analisando tudo, realmente a matemática é necessária na geografia. Não foi atoa que a Geografia se renovou e essa renovação "traduziu num esforço na construção de uma lógica e de uma linguagem científica" (LENCIONE, 1997, p.160). Com inspiração no positivismo lógico, as técnicas estatísticas foram inseridas na análise geográfica e assim "a matemática se apresenta como uma linguagem significando que tudo que é geográfico deva encontrar uma linguagem matemática; por assim dizer, uma expressão matemática" (Idem, p. 162). Métodos quantitativos foram inseridos à Geografia para elaborar divisões regionais.

É... não vai ser por agora que vou me livrar da matemática. Quem sabe, um dia, eu não me converto pra  o "matematicaismo" e deixo de ser ateu nisso. Mas, depois da prova que eu tive... acho que serei ateu nisso mesmo. (rsrs)


_______________________________________________________________

Então, gostou? Vote nas indicações aqui abaixo ou deixe um comentário! =)

3 comentários:

  1. Cursos de engenharia também usam calculadora científica, aliás, o tempo todo...hahahaha...só pra n ficar só em ciências contábeis...E matemática é legal sim...só é achar no que pode ser usada na sua vida... =)

    ResponderExcluir
  2. hahaha... aqui que esta ludi...
    não quero achar nada que a matemática se encaixe na minha vida kkkk

    mas acho que não posso fugir disso!!! (FAIL) kkkk

    ResponderExcluir
  3. "Matematicaismo" essa é nova, rsrs. Mas prefiro vc na geografia mesmo. Nem pense em sair.

    ResponderExcluir

Todos os comentários necessitam de aprovação!

- Sugestões, críticas e/ou elogios escreva para: geografandoemfoco@gmail.com
- Siga no Twitter: @GeoemFOCO ou @Italocvs